Vídeos

Abertura de Mercado: IPCA é o destaque local e Powell segue no radar do exterior

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta quarta-feira (10)

Nesta manhã de quarta-feira (10), os índices futuros das bolsas de Nova York operam sem direção única e com variações modestas, enquanto investidores aguardam o segundo dia de depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, no Congresso americano. Já as bolsas europeias abriram em alta, se recuperando das perdas da véspera diante da situação política na França.

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de longo prazo operam em baixa e o dólar tem sinais mistos ante outras moedas. Em relação às commodities, o petróleo oscila perto da estabilidade, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 1,81% na Bolsa de Dalian, na China.

Por falar em China, as bolsas por lá recuaram após o índice de preços ao consumidor (CPI) subir 0,2% na comparação anual de junho, menos do que o esperado, enquanto os preços aos produtores (PPI) se mantiveram em queda, sinalizando demanda persistentemente fraca.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho e a pauta do Congresso são os destaques da agenda doméstica desta quarta-feira. O resultado do IPCA de junho deve guiar os ativos locais, logo na abertura, antes das votações no Congresso e do discurso de Powell. O índice de preços ao consumidor deve desacelerar a 0,32% em junho, de 0,46% em maio, e em 12 meses deve avançar para 4,34%, de 3,93%.

Agenda econômica

Brasil: A agenda desta quarta-feira traz a divulgação do IPCA de junho (9h). Além disso, a Câmara deve iniciar hoje a votação do projeto de regulamentação da reforma tributária. O Plenário do Senado vota o acordo para retomada gradual da reoneração sobre a folha de pagamento de 17 setores da Economia. Já a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do marco temporal e a proposta que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central (BC).

Mais cedo, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo. O indicador subiu 0,12% na primeira quadrissemana de julho, desacelerando ante o ganho de 0,26% observado no fechamento de junho, segundo dados publicados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

EUA: O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, testemunha na Câmara dos EUA para comentar o relatório semianual de política monetária (11h00). Três dirigentes do Fed discursam: as diretoras Michelle Bowman (15h30) e Lisa Cook (20h30), além do presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee (15h30). Ainda no país, tem a divulgação de estoques no atacado (11h00). A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulga relatório mensal.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.