Após renovarem máximas históricas nos últimos dias, os mercados internacionais passam por realização de lucros nesta sexta-feira (17), com as principais bolsas europeias recuando pelo segundo dia e os índices futuros de Nova York operando de lado.
Leia também
Diante de uma agenda mais restrita de dados nos Estados Unidos, os investidores devem voltar suas atenções às sinalizações vindas do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), especialmente depois que vários dirigentes disseram que deveriam manter as taxas mais elevadas durante mais tempo à espera de maiores evidências de queda da inflação – hoje Christopher Waller, Neel Kashkari e Mary Daly deverão falar publicamente, por exemplo.
Enquanto isso, do outro lado do globo, a China anunciou um plano que flexibiliza regras hipotecárias e incentiva os governos locais a comprar casas não vendidas por incorporadoras, para conversão em habitação a preços acessíveis.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em outros mercados, o dólar avança pela segunda vez seguida e os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de dez anos têm alta leve, depois que o mercado passou a esperar apenas uma redução de taxas americanas em 2024 nessa quinta-feira (16).
Os contratos futuros do petróleo também têm leve valorização e rumam a um ganho semanal modesto, ainda com o cenário para oferta da commodity em foco, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 2,18% na madrugada em Dalian.
Por aqui, diante da indefinição no exterior, com commodities em alta e bolsas realizando lucros, a tendência é de pouco fôlego para o Ibovespa, ao menos durante as primeiras horas de negociação – e, de fato, o EWZ, o principal ETF brasileiro em Nova York, zerava a alta vista mais cedo.
Agenda econômica 17/05:
Publicidade
Brasil: O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa (9h30) da 2ª Conferência Anual da autoridade monetária, em Brasília. A programação prevê uma mesa-redonda sobre os 30 anos do Plano Real, com a presença dos ex-presidentes Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Pedro Malan e Pérsio Arida.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma série de reuniões com ministros no Palácio do Planalto e também se encontrará com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
China: A produção industrial subiu 6,7% em abril em relação a igual período no ano passado, acima do esperado avanço de 5,5%. Já as vendas no varejo avançaram 2,3% na comparação anual de abril, aquém da projeção de 3,8%. Os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 4,2%.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade