Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Mantenha os cintos apertados!

A operação possui validade apenas para o pregão desta segunda-feira (7)

A segunda-feira começa com o sell off se aprofundando nos principais mercados globais –o futuro do S&P 500, por exemplo, chegou a cair mais de 5%, enquanto o Stoxx 600 (com as ações mais importantes da Europa) registrou perda superiores à 6%. Para aqueles que esperavam algum recuo, Donald Trump adotou um tom ainda mais desafiador, dizendo aos repórteres na noite de domingo (6) para “esquecerem os mercados por um segundo”.

Em outros mercados, o dólar avança frente à maioria das moedas, os rendimentos dos Treasuries voltam a cair nesta manhã, os contratos futuros do petróleo despencam pelo terceiro dia consecutivo, enquanto os preços futuros do minério de ferro perderam a marca dos US$ 100 por tonelada pela primeira vez em 2025, recuando 3,29% na madrugada em Dalian, aos US$ 98,86.

Assim como na sexta-feira, o dia deve ser de ajustes negativos por aqui também, especialmente se considerarmos a fraqueza entre as principais commodities e sua representatividade para o Ibovespa. O movimento, porém, pode vir acompanhado de algum alívio nas taxas de juros futuras, o que poderia atenuar as quedas entre as empresas mais cíclicas e ligadas ao consumo.

Agenda econômica

Brasil

O destaque desta semana é o IPCA de março, na sexta-feira. Antes, hoje conheceremos o boletim Focus (8h25) e o Banco Central realiza em São Paulo a Premiação dos Rankings Top 5 de 2024, com a presença do presidente Gabriel Galípolo e mesas redondas sobre cenário internacional, doméstico e política monetária (9h). Amanhã saem os números do setor público consolidado de fevereiro e a Anfavea divulga os dados de produção e vendas de veículos de março. Na quarta-feira, tem a nota de crédito do Banco Central e vendas no varejo restrito e ampliado de fevereiro. Na quinta-feira, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de fevereiro. Na sexta-feira também é esperado o IBC-Br de fevereiro.

EUA

O índice de preços aos consumidor (CPI) de março, sai na quinta-feira, seguido da inflação ao produtor (PPI) do mês passado, na sexta-feira. Hoje a diretora do Fed Adriana Kugler discursa na Universidade de Harvard (11h30) e o Fed divulga o crédito ao consumidor. A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, discursa na terça-feira. Na quarta-feira, o Fed publica a ata da última reunião de política monetária e também serão divulgados os estoques no atacado.

Europa

Na terça-feira, diversos dirigentes de bancos centrais europeus participam de eventos na Espanha, Bélgica e Reino Unido. Na quinta-feira são esperadas reuniões do Eurogrupo e Ecofin e, na sexta-feira, Alemanha e Reino Unido publicam dados de inflação e produção industrial, enquanto a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de coletiva de imprensa.

China

Na quarta-feira saem os dados da inflação ao consumidor e ao produtor (CPI e PPI) de março.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail