
Após duas sessões mais conturbadas, as principais bolsas europeias e os índices futuros de Nova York voltam a subir. Ao que tudo indica, os fracos dados de atividade nos Estados Unidos elevaram apostas sobre a continuidade (e possível antecipação) dos cortes de juros do Fed. Alternativamente, as chances de ação antecipada nos planos de Donald Trump para a redução de impostos aumentou quando os republicanos da Câmara aprovaram projeto de orçamento ontem –colocando mais peso sobre a política fiscal da maior economia do mundo daqui em diante.
Em outros mercados, o dólar tem alta modesta frente às demais moedas, os rendimentos dos Treasuries têm alta leve depois da forte queda da véspera, os preços futuros do petróleo são negociados dentro de uma faixa estreita, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 0,98% em Dalian, aos US$ 111,95 por tonelada, mesmo diante da notícia de que a China planeja injetar pelo menos US$ 55 bilhões em alguns de seus maiores bancos.
Essa melhora de humor do investidor global, somada à alguns desdobramentos domésticos, sugerem uma sessão de maior apetite ao risco por aqui –de fato, o principal ETF brasileiro negociado no exterior, o EWZ, subia mais de 1,50% no pré-mercado.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para o resultado do Caged de janeiro (10h30), que deve mostrar criação de 50.500 vagas, após perder 535.547 postos em dezembro. Entre os eventos do dia, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, participa de um painel sobre “Oportunidades de Investimentos no Brasil” (13h) e o Tesouro divulga o relatório mensal da dívida pública (14h30).
EUA
Estão previstos os dados de moradias novas em janeiro (12h). Além disso, o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, discursa sobre inflação em um evento (10h30) e também são esperadas falas do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic (14h30).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos