A alta dos rendimentos dos títulos americanos e europeus, ainda refletindo comentários de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) feitos na terça-feira (28), mantém os principais mercados internacionais no campo negativo nesta manhã de quarta-feira (29). O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, por exemplo, disse achar que as chances de aumentarem as taxas são “bastante baixas”, mas que não querem “tirar nada da mesa”.
Leia também
Em outros mercados, o dólar tem a segunda alta seguida, os contratos futuros do petróleo estendem os ganhos, em reação a um outro ataque no Mar Vermelho, que aumenta as tensões geopolíticas no Oriente Médio antes da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) no fim de semana, enquanto os preços futuros do minério de ferro avançaram do seu nível mais baixo em mais de uma semana, refletindo os esforços da China para aliviar a crise do mercado imobiliário.
Além da baixa no exterior, o feriado na quinta-feira (30), no Brasil, pode limitar ainda mais o fôlego dos ativos locais – e, de fato, o EWZ, principal ETF brasileiro em Nova York, recuava no pré-mercado.
Agenda Econômica
Brasil: O dia começou com a publicação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio (8h), a confiança do comércio e de serviços da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda nesta quarta-feira, estão previstos os números do setor público consolidado de abril (8h30), a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril (10h30) e a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua no trimestre até abril (9h00). O Tesouro Nacional divulga ainda o estoque da Dívida Pública Federal (13h30).
EUA: Destaque para o Livro Bege (relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Fed), nos Estados Unidos, (15h00), além de novos discursos de dirigentes do Fed, incluindo John Williams, de Nova York (14h45), e Raphael Bostic, de Atlanta (20h).
Europa: Na Alemanha, será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio (9h00).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade