Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: O dia T

A operação possui validade apenas para o pregão desta quarta-feira (2)

Horas antes do anúncio das tarifas de Donald Trump as bolsas globais operam em queda, enquanto os rendimentos dos Treasuries permanecem próximos das mínimas de um mês, refletindo as incertezas e os anseios dos investidores mundo afora –segundo a agenda oficial, o presidente americano deve fazer anúncio no Rose Garden da Casa Branca durante à tarde (17h), sendo que entre propostas consideradas estariam um sistema de tarifas escalonadas para os países e um plano recíproco mais personalizado.

Em outros mercados, o ouro opera perto dos níveis recordes, os contratos futuros do petróleo registram leve baixa, interrompendo o avanço recente, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,09% na madrugada em Dalian, aos US$ 108,87 por tonelada.

Esse não parece ser o ambiente mais favorável para os ativos locais, especialmente se considerarmos que o Brasil possivelmente está na mira de Trump também –inclusive nosso Senado aprovou o “PL da Reciprocidade”, permitindo ao país reagir a barreiras comerciais americanas. Já na pauta fiscal, o presidente da Câmara, Hugo Motta, indicou que a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deve passar por uma comissão especial, com anúncio do relator previsto para amanhã.

Agenda econômica

Brasil

A produção industrial em fevereiro será divulgada logo cedo (9h), acompanhada do fluxo cambial semanal (14h30). Entre os eventos previstos para o dia, o Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa, das comemorações dos 60 anos da autarquia, que contará com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (14h30) e do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (14h). Haverá também um painel no evento com alguns dos ex-presidentes, como Alexandre Tombini, Arminio Fraga, Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn e Roberto Campos Neto (16h).

EUA

O relatório ADP sobre a criação de empregos no setor privado em março é o destaque (9h30), seguido das encomendas de bens duráveis em fevereiro (11h).

Europa

No Reino Unido, a Ministra das Finanças, Rachel Reeves testemunha no parlamento (10h30).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail