
Com a retomada das negociações americanas e, por consequência, maior liquidez para os mercados, o que se vê nesta manhã de terça-feira (18) é ainda um sentimento positivo entre a maioria dos investidores mundo afora –o que se reflete na leve valorização entre os índices futuros de Nova York e das principais bolsas europeias. Assim como ontem, a perspectiva de que os governos aumentarão as vendas de dívida para financiar o fortalecimento de seus exércitos alimentam o desempenho de ações ligadas ao setor de defesa e, neste sentido, representantes dos Estados Unidos e da Rússia se reúnem para negociar o fim da guerra na Ucrânia, mas sem participação de Kiev.
Em outros mercados, o dólar e os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) também sobem, os contratos futuros do petróleo sustentam a valorização de ontem, depois que delegados da Opep+ disseram que o grupo considera adiar a restauração da produção, além do ataque de drones ucranianos a uma estação de bombeamento do produto na Rússia, enquanto os preços futuros do minério de ferro avançaram 2,51% em Dalian, aos US$ 112,60 por tonelada, interrompendo uma sequência de três dias de queda.
Por aqui, esse tom positivo no exterior deve impulsionar o desempenho dos nossos ativos também -o EWZ, principal ETF brasileiro negociado em Nova York subia um pouco no pré-mercado. Ainda assim, a ausência de grandes novidades na agenda local pode reduzirparte desse ímpeto.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para o leilão de linha de venda de até US$ 3 bilhões, feito pelo Banco Central logo cedo (entre 10h30 e 10h35). Entre os eventos da sessão, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) reúne-se (9h), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, para visita de Estado ao Brasil (11h), e o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), encontra-se com líderes para definir a pauta de quarta-feira e a instalação das comissões permanentes (14h).
EUA
São esperados os índices de atividade Empire State de Nova York em fevereiro (10h30) e de confiança das construtoras (12h). Além disso, discursam a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly (12h20) e o vice-presidente de Supervisão, Michael Barr (15h).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos