Após o aumento no apetite ao risco na semana passada e à espera de novas sinalizações sobre a política de juros na maior economia do mundo, os principais mercados acionários começam a segunda-feira embalados ainda pelo otimismo, com as bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operando levemente no campo positivo. Aparentemente todos os olhos estão voltados ao evento-chave da semana, programado para sexta-feira, quando o presidente do Fed, Jerome Powell, deverá falar na conferência anual de Jackson Hole.
Leia também
Em outros mercados, o dólar tem segunda baixa seguida no exterior, os rendimentos dos Treasuries recuam, os contratos futuros do petróleo caem pela quarta vez em cinco sessões, com esforços liderados pelos Estados Unidos para garantir um cessar-fogo no conflito em Gaza, enquanto a guerra entre Rússia e Ucrânia está se ampliando, ao passo que os preços futuros do minério de ferro apresentaram recuperação parcial em Singapura, após a maior queda desde março na semana passada, quando a maior siderúrgica da China alertou sobre o agravamento do excesso de oferta –o CEO do China Baowu Steel Group, Hu Wangming, comparou as condições no setor a um “inverno rigoroso”.
A princípio, os ativos locais devem continuar refletindo o humor externo, embora o desempenho mais tímido das principais commodities para o Ibovespa seja um limitador para a continuidade do movimento positivo para o principal índice da B3. Enquanto isso, diante da crescente percepção de aumento da Selic, sobretudo após o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter dito que a instituição está muito incomodada com a desancoragem das expectativas, ficam ainda mais no centro das atenções o boletim Focus e a palestra com Galípolo nesta segunda-feira –na curva de juros, por exemplo, uma alta na reunião de setembro já é dada como certa, com dúvida apenas quanto à intensidade.
Agenda econômica
Brasil
Entre os eventos, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, palestra em evento em Belo Horizonte (12h30), enquanto na frente dos indicadores, a pesquisa Focus será divulgada logo cedo (8h25). Amanhã, sai a segunda prévia do Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M).
EUA
Destaque para a ata do Fed, na quarta-feira, bem como para o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, durante o Simpósio Jackson Hole, na sexta-feira. Hoje, o diretor do Fed, Christopher Waller, discursa em Washington(10h15).
China
O Banco do Povo da China (PBoC) decide sobre as taxas de juros de referência de longo prazo (LPRs) na madrugada desta segunda-feira.Confira aquiNosso Guia de Ações com recomendações e múltiplos das empresas de nossa cobertura.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.