Os principais mercados internacionais seguem em baixa nesta manhã de quarta-feira (24), à medida que investidores avaliam os mais recentes resultados corporativos –nomes como Tesla (TSLA34), nos Estados Unidos, e LVMH e Deutsche Bank na Europa, alimentam preocupações sobre a saúde dos negócios globais após frustrarem as expectativas. A montadora de carros elétricos, por exemplo, além de adiar o lançamento de seu robotáxi para outubro, registrou o quarto trimestre consecutivo de lucros abaixo do esperado, enquanto Elon Musk disse que não investirá mais em seu projeto de fábrica no México até as eleições americanas, por enxergar a ameaça das tarifas comerciais prometidas por Donald Trump. Nesse ambiente, o que se vê são bolsas em queda na Europa, enquanto os índices futuros de Nova York sugerem trajetória semelhante por lá também –especialmente o Nasdaq.
Leia também
Em outros mercados, o dólar tem desempenho misto frente às demais moedas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa americana) recuam, os contratos futuros do petróleo têm alta leve, interrompendo a sequência de perdas, depois que um relatório do setor indicou queda dos estoques americanos pela quarta semana. Já os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 1,65% na madrugada em Dalian. Essa postura mais avessa ao risco no exterior deve contribuir negativamente para os ativos domésticos –embora, no pré-mercado, o EWZ, principal ETF do Brasil negociado em Wall Street, apresentava estabilidade.
Em termos de direcionadores locais, as notícias de que a regulamentação da Reforma Tributária entrou nas conversas entre Congresso e Governadores sobre o projeto de lei que propõe uma renegociação da dívida dos Estados pode contribuir para alguma redução nos prêmios embutidos na curva de juros, atenuando as oscilações por aqui.
Agenda econômica 24/07
Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos, participa de evento no Rio de Janeiro (10h00) e o Banco Central fará a divulgação dos votos do Conselho Monetário Nacional (CMN) da reunião de ontem (9h00).
EUA
Destaque para as vendas de moradias novas (11h00) e a leitura preliminar de índices de gerentes de compras (PMIs) de julho (10h45). Entre os eventos, a diretora do Fed, Michelle Bowman, tem presença confirmada em Dallas (17h05).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.