

Após as altas de segunda-feira (28), nesta terça-feira (29) as bolsas europeias dão sequência ao bom humor, porém em ritmo comedido. Desta vez a alta vem na esteira do resultado dos bancos HSBC e Santander, que superaram as expectativas. Enquanto isso, em Wall Street, os principais índices acionários mostram indefinição no pré-mercado, à espera pela agenda de resultados das Big Techs nos próximos dias. Além disso, a agenda econômica é relevante nos EUA, com investidores aguardando dados do mercado de trabalho, leitura do PIB do terceiro trimestre e dados de inflação ao longo da semana. Hoje, por exemplo, são aguardados os números de vagas de trabalho (Jolts) de setembro, com expectativa de leve desaceleração em comparação a agosto.
Em outros mercados, a cotação futura de minério de ferro teve queda de 0,77% em Dalian, encerrando a sessão abaixo de US$ 110/tonelada. O petróleo, por sua vez, após o tombo de 6% na véspera, mostra alta próxima a 1%, em leve recomposição de preços, uma vez que os EUA têm planos de recompor seus estoques da commodity. Já os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) continuam avançando, em meio a aproximação das eleições presidenciais, enquanto o dólar negocia próximo a estabilidade quando comparado a outras divisas fortes.
Por aqui, a safra de balanços do 3T24 também continua e desta vez os investidores irão avaliar os primeiros números dos bancos, com o Santander Brasil abrindo a temporada de resultados do setor, logo pela manhã. Com a indefinição das commodities, e menor ímpeto nos índices de NY, o Ibovespa pode acompanhar essa tendência e apresentar fôlego limitado, ao menos nas primeiras horas de negociação. Neste sentido, o principal ETF da bolsa brasileira, o EWZ, negociava praticamente estável nesta manhã.
Agenda econômica
Brasil
A agenda desta terça-feira reserva a nota do setor externo de setembro, com dados de conta corrente e IDP (8h30). Além disso, o Tesouro fará leilão, às 11hrs, de NTN-B e LFT.
EUA
Às 11hrs são esperados os dados do departamento de trabalho (Jolts) e o índice de confiança do consumidor de outubro. Entre os resultados do 3T24, McDonald’s apresentam os números antes da abertura dos negócios, ao passo que Visa e Alphabet divulgam ao final do dia.
Europa
Na Alemanha, o índice GfK, de confiança do consumidor, de novembro subiu para -18,3, quando era esperado -20,4, o que ilustra uma melhora, mas não inibe a perspectiva negativa para a economia da região.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade