Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Sem viés claro no exterior, recuo do petróleo dita o ritmo do Ibovespa

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (15)

Abertura de Mercado: Sem viés claro no exterior, recuo do petróleo dita o ritmo do Ibovespa
Painel do Ibovespa mostra cotações do dia na bolsa de valores brasileira. (Foto: Werther Santana/Estadão)

A sessão desta terça-feira começa com sinais mistos nos principais mercados acionários globais. Com o avanço da safra de balanços do 3T24 nos Estados Unidos, os investidores acompanharão números do setor bancário, mas também ficarão atentos a novos pronunciamentos de autoridades monetárias. Além disso, a indefinição encontra amparo no comportamento dos preços futuros das commodities, uma vez que Israel garantiu aos EUA que não atacará instalações petrolíferas e nucleares do Irã e como resultado, a cotação do petróleo despenca cerca de 5% hoje.

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries avançam nesta manhã de terça-feira (15), enquanto o dólar mostra fraqueza quando comparado a outras divisas fortes. Para o minério de ferro, as negociações na madrugada em Dalian, na China, encerraram em queda de 0,38%, abaixode US$ 112/tonelada.

Por aqui, com as quedas das commodities, em especial o tombo do petróleo, bem como a escassez de um viés claro no exterior, o índice EWZ, principal ETF referencial do Ibovespa em Wall Street, caia cerca de 1% mais cedo. O contraponto vem das falas do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, que afirmou ontem, que o governo vai cumprir as regras do arcabouço fiscal, o que sugere continuidade da retirada de prêmios na curva futura de juros em continuidade ao observado na véspera.

Agenda econômica

Brasil

A agenda reserva o Monitor do PIB de agosto, pela FGV, às 10h15 e o Tesouro fará leilão, às 11h, de NTN-B e LFT. Enquanto isso, a Vale apresenta os números operacionais do 3º trimestre, mas no caso da mineradora os dados só serão conhecidos após o pregão. Além disso, o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, participará de um vídeo gravado em 08/10 que será transmitido em evento.

EUA

Os dirigentes do Fed, Mary Daly de São Franciso (12h30), Adriana Kugler, diretora, e Raphael Bostic, de Atlanta (ambos às 20h), farão discursos. Às 9h30 o Fed de NY divulga o índice Empire States. Por fim, na safra de balanços, Bank of America, Citigroup e Goldman Sachs publicarão seus resultados.

Europa

Mais cedo o índice ZEW, de confiança, superou as expectativas na Alemanha e subiu 13,1 em outubro ante expectativa de 9. No Reino Unido a taxa de desemprego caiu para 4%, mas os salários perderam força. Por fim, na zona do euro, a produção industrial de agosto superou as projeções e avançou 1,8%.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.