A semana começa de forma indefinida no exterior, com o foco dos investidores totalmente voltado às decisões de Bancos Centrais ao redor do globo, especialmente a do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (20). Neste sentido, os índices futuros de Nova York operam sem direção única, mas as principais bolsas da Europa sobem.
Leia também
Do outro lado do mundo, dando alguma trégua para o ceticismo dos investidores, indicadores melhores que o esperado na China impulsionaram o desempenho dos ativos locais – os preços do minério de ferro, por exemplo, subiram 0,94% na madrugada em Dalian.
Em outros mercados, o dólar opera perto da estabilidade ante outras moedas e os contratos futuros do petróleo registram alta moderada, ampliando os ganhos de cerca de 4% da semana passada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar da ausência de um forte referencial externo, a tendência é que a segunda-feira (18) seja positiva para os ativos locais – e, de fato, o EWZ, o maior ETF do Brasil negociado em Nova York, subia quase 1% no pré-mercado. Porém, assim como lá fora, os investidores devem focar na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), principalmente na orientação do colegiado sobre a continuidade (ou não) dos cortes que vêm sendo feitos na Selic.
Agenda econômica 18/03:
Brasil
O destaque, como já foi dito, será a decisão do Copom, na quarta-feira (20). Hoje saiu o Índice Geral de Preços (IGP-10) de março (8h) e será conhecido ainda o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de janeiro (9h). Nesta terça-feira (19) será publicado o Boletim Focus e Monitor do PIB.
EUA
A decisão de política monetária do Federal Reserve acontece na quarta-feira (20). Nesta segunda-feira (18) sai o índice NAHB de Confiança das Construtoras (11h) e, na quinta-feira (21), sai o índice de gerentes de compras (PMI) composto. Finalmente, na sexta-feira (22), estão previstos discursos do presidente do Fed, Jerome Powell, e dos diretores Michelle Bowman e Philip Jefferson.
Europa
O Banco da Inglaterra (BoE) anuncia sua decisão de juros na quinta-feira. Amanhã é a vez do índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, na quarta-feira são esperados o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI) do Reino Unido, além de um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
Na quinta-feira é a vez dos índices de gerentes de compras (PMI) composto da Alemanha, zona do euro e Reino Unido e, finalmente, na sexta-feira tem a divulgação de vendas no varejo do Reino Unido e do índice IfO de sentimento das empresas da Alemanha.
China
A produção industrial subiu 7,0% no primeiro bimestre de 2024 em relação a igual período no ano passado, segundo números divulgados pelo escritório de estatísticas do país, o NBS. O resultado veio acima das expectativas de avanço de 5,0%. Enquanto isso, as vendas no varejo avançaram 5,5% na comparação anual de janeiro e fevereiro, superando a projeção de 5,2%.
Por fim, os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 4,2%, contra expectativa de avanço de 3,5%. Amanhã, o Banco Central (PBoC) define as taxas juros de 1 e 5 anos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade