Vídeos

Abertura de Mercado: Juros, juros e mais juros… O que acompanhar essa semana?!

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

A semana começa de forma indefinida no exterior, com o foco dos investidores totalmente voltado às decisões de Bancos Centrais ao redor do globo, especialmente a do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (20). Neste sentido, os índices futuros de Nova York operam sem direção única, mas as principais bolsas da Europa sobem.

Do outro lado do mundo, dando alguma trégua para o ceticismo dos investidores, indicadores melhores que o esperado na China impulsionaram o desempenho dos ativos locais – os preços do minério de ferro, por exemplo, subiram 0,94% na madrugada em Dalian.

Em outros mercados, o dólar opera perto da estabilidade ante outras moedas e os contratos futuros do petróleo registram alta moderada, ampliando os ganhos de cerca de 4% da semana passada.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar da ausência de um forte referencial externo, a tendência é que a segunda-feira (18) seja positiva para os ativos locais – e, de fato, o EWZ, o maior ETF do Brasil negociado em Nova York, subia quase 1% no pré-mercado. Porém, assim como lá fora, os investidores devem focar na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), principalmente na orientação do colegiado sobre a continuidade (ou não) dos cortes que vêm sendo feitos na Selic.

Agenda econômica 18/03:

Brasil

O destaque, como já foi dito, será a decisão do Copom, na quarta-feira (20). Hoje saiu o Índice Geral de Preços (IGP-10) de março (8h) e será conhecido ainda o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de janeiro (9h). Nesta terça-feira (19) será publicado o Boletim Focus e Monitor do PIB.

EUA

A decisão de política monetária do Federal Reserve acontece na quarta-feira (20). Nesta segunda-feira (18) sai o índice NAHB de Confiança das Construtoras (11h) e, na quinta-feira (21), sai o índice de gerentes de compras (PMI) composto. Finalmente, na sexta-feira (22), estão previstos discursos do presidente do Fed, Jerome Powell, e dos diretores Michelle Bowman e Philip Jefferson.

Europa

O Banco da Inglaterra (BoE) anuncia sua decisão de juros na quinta-feira. Amanhã é a vez do índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, na quarta-feira são esperados o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI) do Reino Unido, além de um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

Na quinta-feira é a vez dos índices de gerentes de compras (PMI) composto da Alemanha, zona do euro e Reino Unido e, finalmente, na sexta-feira tem a divulgação de vendas no varejo do Reino Unido e do índice IfO de sentimento das empresas da Alemanha.

China

A produção industrial subiu 7,0% no primeiro bimestre de 2024 em relação a igual período no ano passado, segundo números divulgados pelo escritório de estatísticas do país, o NBS. O resultado veio acima das expectativas de avanço de 5,0%. Enquanto isso, as vendas no varejo avançaram 5,5% na comparação anual de janeiro e fevereiro, superando a projeção de 5,2%.

Por fim, os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 4,2%, contra expectativa de avanço de 3,5%. Amanhã, o Banco Central (PBoC) define as taxas juros de 1 e 5 anos.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.