A última sexta-feira de abril (26) começa com os índices futuros de Nova York e as principais bolsas da Europa em alta, enquanto os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) caem. Hoje haverá a divulgação de um dado de inflação nos Estados Unidos que pode ser crucial para determinar se os juros serão mesmo mantidos no nível atual por um longo período – como tem sugerido atualmente pela curva de juros por lá.
Leia também
Enquanto isso, no pré-mercado, as ações da Alphabet e da Microsoft operam em forte alta, após a divulgação de balanços no fim da tarde dessa quinta-feira (25), o que sugere ainda algum otimismo dos investidores com o setor de tecnologia (que possui histórica correlação negativa com as taxas de juros, por exemplo).
Do outro lado do Atlântico o grande destaque é a notícia que Anglo American rejeitou proposta de compra da concorrente anglo-australiana BHP e a classificou de “oportunista”. Para além das bolsas, o dólar opera de lado no exterior, os contratos futuros do petróleo rumam para um novo ganho semanal, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram oscilações estreitas na madrugada, mas que garantiram mais uma semana em alta para a commodity.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa valorização vista nas bolsas internacionais, somada ao desempenho semanal do petróleo e do minério de ferro, pode estimular os ativos locais na sessão também – ao menos durante as primeiras horas de negócios.
Ainda assim, o avanço recente das taxas de juros locais ainda limita uma recuperação mais sustentada do nosso mercado e, neste sentido, fica no radar o julgamento da ação sobre desoneração da folha de pagamento, enquanto o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que é possível atender ao desejo do Ministério da Fazenda e aprovar a regulamentação da reforma tributária ainda neste ano na Casa e no Senado.
Agenda econômica 26/04:
Brasil: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril (9h) e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra em evento online no mesmo horário.
Publicidade
O Tesouro divulga Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral (10h) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá compromissos em fábricas em Minas Gerais e em São Paulo, acompanhado do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
EUA: Destaque à inflação ao consumidor medida pelo Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), referente a março (9h30), e ao indicador de confiança do consumidor e de inflação da Universidade de Michigan (11h).
China: À noite, sai o lucro industrial (22h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade