Publicidade

Vídeos

Bolsas globais operam com indefinição diante de incertezas sobre tarifas de Donald Trump

Investigação dos EUA e impasse sobre o IOF aumentam a cautela no mercado doméstico, em meio a sete quedas seguidas do Ibovespa.

Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify

Há uma certa indefinição no comportamento das principais bolsas nesta manhã de quarta-feira (16), com os índices futuros de Nova York registrando pequenas perdas, ainda refletindo as incertezas entre os investidores sobre tarifas – isso fez, por exemplo, a gigante de tecnologia holandesa ASML reduzir sua perspectiva de crescimento para o próximo ano.

Para além dos mercados acionários, o dólar opera de lado frente as principais moedas, após quatro altas seguidas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) têm leve baixa, os contratos futuros do petróleo revertem a alta registrada mais cedo, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,05% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 107,76 por tonelada.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse pano de fundo internacional não é o ideal para o rumo dos ativos domésticos, mesmo diante das sete quedas consecutivas do Ibovespa – o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Neste sentido, o início da investigação americana, ordenada pelo presidente americano Donald Trump, sobre práticas brasileiras que poderiam restringir o comércio com os Estados Unidos é um fator adicional para a cautela por aqui, enquanto a novela do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ganhou um novo capítulo depois que a audiência de conciliação entre Executivo e o Congresso terminou sem acordo – o  Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sinalizou no entanto que pode “decidir rápido” sobre a questão.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Agenda econômica

Brasil

Destaque apenas para a segunda prévia do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de julho (8h). Entre os eventos, o Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, dará prosseguimento às reuniões com representantes da indústria no contexto das tarifas americanas.

EUA

Destaque para a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) logo cedo (09h30), seguido pela produção industrial de junho (10h15) e o Livro Bege do Fed, o banco central americano (15h00). Entre os eventos, acontecem diversos discursos de dirigentes do Fed, como o pronunciamento do presidente de Cleveland, Beth Hammack (10h15), e dos diretores Michael Barr e John Williams (11h00 e 19h30).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail