
A terça-feira (5) é marcada por um desempenho misto nas principais bolsas internacionais, refletindo a combinação de dados fracos do setor de serviços nos Estados Unidos e a crescente expectativa de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
A entrevista do presidente americano, Donald Trump, à CNBC adicionou tensão ao cenário pois trouxe novas ameaças tarifárias à União Europeia e críticas ao Fed. Em outros mercados, o petróleo recua diante do aumento da produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), o dólar apresenta leve viés de baixa frente a moedas emergentes, e os Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) oscilam com alta nos vencimentos curtos e queda nos longos.
No cenário doméstico, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), opera em alta moderada, sustentado pela ausência de declarações de Donald Trump sobre o Brasil, o que ameniza os receios de retaliações após o agravamento das tensões internas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada pela manhã, reforçou o tom conservador do Banco Central, sinalizando manutenção da taxa básica de juros Selic em 15%, o que limita, mas não impede, o avanço dos juros futuros. Por volta das 13h50, o principal índice da B3 subia 0,22%, aos 133.263 pontos, enquanto o dólar se mantinha estável, negociado próximo de R$ 5,50.
Entre as ações que compõem o Ibovespa, balanços e fusões movimentam o pregão… Embraer (EMBR3) recua após divulgar prejuízo e alertar sobre os impactos do tarifaço, apesar de apresentar números operacionais acima das expectativas. Klabin (KLBN11)também perde força, com lucro alinhado à expectativa do consenso.
No setor financeiro, BB Seguridade (BBSE3) avança após resultado, enquanto Itaú sobe na expectativa de um novo recorde trimestral. Marfrig (MRFG3) se destaca com a aprovação da incorporação da BRF (BRFS3), que opera estável. Já Pague Menos (PGMN3) recua, mesmo com lucro em alta, em possível movimento de realização de lucros.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Publicidade