- Para as economistas, saímos com certo otimismo de 2020, mas é necessário ter cautela
As economistas-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitoria, e da Coface, Patricia Krause, participaram há pouco da live do portal E-Investidor. Fizeram um balanço sobre o ano de 2020 e também falaram sobre as perspectivas para a economia do Brasil em 2021.
Leia também
Na visão de Rafaela Vitoria, 2020 foi um ano de de muitos desafios e “termina um pouco melhor do que a gente visionou em março, abril”, no começo da pandemia de coronavírus. “Um grande destaque foram as medidas do Governo, vimos várias atitudes e propostas que foram rápidas em contornar a crise, talvez tenham sido até um pouco demais, deteriorando nossas contas fiscais, mas de qualquer forma foi uma reação surpreendente diante do tombo do segundo trimestre”, disse a economista-chefe do Banco Inter. “E deixa um legado positivo para 2021, ainda com muitos riscos e um pouco de cautela”.
Para Patrícia Krause, o balanço do ano é positivo. “Por hora saímos com certo otimismo deste 2020, porque o tombo foi realmente menor que o esperado e a agora a questão primordial é como vai ser a recuperação diante da evolução do covid-19 enquanto não temos a vacina. Estamos na luta contra o tempo para começar a vacinação o mais rápido possível, este é o grande ponto para 2021”, disse.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As economistas também falaram sobre as reformas previstas para o próximo ano, a questão cambial e como fica a agenda econômica em um ano sem eleição.
Confira a íntegra da live no canal do E-Investidor, no YouTube: