A segunda-feira foi de poucos direcionadores e liquidez restrita nos mercados, uma vez que as bolsas
norte-americanas permaneceram fechadas em função do feriado do Memorial Day. Sem maiores direcionadores, os mercados acionários europeus subiram, com investidores digerindo as falas de dirigentes do Banco Central Europeu que sinalizam um possível corte de juros na decisão de política monetária da próxima semana.
Leia também
No Brasil, o destaque da agenda hoje foi a Pesquisa Focus, que voltou a indicar uma revisão em alta nas projeções para inflação em 2024 e 2025, mas também com números em alta na projeção de 2026, reforçando um quadro de expectativas desancoradas. Para a Selic, as estimativas atualizadas nos últimos 5 dias indicam taxa de juros em 10,25%, indicando que o mercado está convergindo para estimativas mais cautelosas, pelo menos este ano. Nos mercados, com liquidez extremamente reduzida, o Ibovespa oscilou entre bandas estreitas, encerrando com leve alta de 0,15%, aos 124.496 pontos e volume financeiro de R$ 10 bilhões.
Nos demais mercados, os juros futuros recuaram, enquanto o dólar fechou praticamente estável, aos R$ 5,17. Amanhã, a agenda local ganha relevância com a publicação do IPCA-15 de maio, cuja mediana das estimativas prevê avanço mensal de 0,47%.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.