Publicidade

Vídeos

Fechamento de Mercado: commodities e fiscal impulsionam Ibovespa

Confira os detalhes do pregão desta segunda-feira (4)

Na véspera da eleição presidencial nos Estados Unidos, os mercados se ajustaram a um quadro mais indefinido nesta segunda-feira (4), com acirramento da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump, após resultados de pesquisas eleitorais durante o final de semana.

Com isso, os rendimentos dos títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano (Treasuries) e o dólar apresentaram forte queda, enquanto os índices acionários de Nova York e da Europa encerraram a primeira sessão da semana majoritariamente em baixa, com cautela prevalecendo em meio à agenda carregada de indicadores e importantes decisões de política monetária ao longo da semana.

Entre as commodities, após alta de 0,91% do minério de ferro nesta madrugada em Dalian, o petróleo subiu mais de 1% após a Opep+ anunciar no fim de semana que irá adiar planos de aumentar sua oferta em um mês.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, o forte movimento de alta do Ibovespa foi pautado pela valorização das commodities e, principalmente, pela expectativa de anúncio de um pacote de corte de gastos públicos nos próximos dias pelo Governo Federal. Na sessão, o principal índice da B3 avançou 1,87% aos 130.515 pontos, com giro financeiro de R$ 19 bilhões.

No câmbio, o dólar recuou 1,47% frente ao real, cotado a R$ 5,78 e nos juros futuros, em linha com a também forte descompressão nos prêmios dos Treasuries, a curva doméstica recuou e devolveu parcialmente o avanço observado na última sexta-feira.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.