O início de semana foi positivo para os principais mercados acionários globais, apesar da persistente alta dos juros dos treasuries e da agenda econômica escassa nesta segunda-feira. No exterior, investidores aguardam novos dados da economia americana, sobretudo o CPI (índice de inflação) na quarta-feira, para ajustarem suas premissas sobre o ciclo de corte de juros no país.
Leia também
De todo modo, os últimos dias foram de ajuste em alta nos yields dos títulos de renda fixa, indicando que o mercado está se tornando um pouco mais cauteloso sobre a política monetária do país. Enquanto isso, a forte alta de 3% do minério de ferro ajudou a impulsionar as ações das mineradoras. No Brasil, as ações da Vale subiram mais de 5%, impulsionando o Ibovespa, que fechou o dia com valorização de 1,63%, aos 128.857 pontos e volume financeiro de R$ 19,2 bilhões.
As ações da Petrobras também subiram cerca de 1,4%, apesar dos ruídos em relação aos dividendos da empresa e eventual mudança no comando da companhia. Nos demais mercados, o dólar cedeu hoje 0,7%, aos R$ 5,03, seguindo a trajetória dos juros futuros. Amanhã, a agenda econômica reserva a leitura da Pesquisa Focus, do Banco Central.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.