Papo, Café & Lucros

Ativa: ‘Monitoramos o que UE e EUA irão fazer em termos de retaliação’

Especialistas comentam como a invasão russa à Ucrânia afeta a avaliação de risco dos investidores

O episódio de fevereiro do programa Papo, Café & Lucros traz os comentários e recomendações de Viviane Vieira, operadora de renda variável da B.Side Investimentos, e Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. Os especialistas explicam como a invasão russa à Ucrânia afeta a avaliação de risco dos investidores.

A notícia de que a Rússia atacou a Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24) causou tensão e turbulência nos mercados globais. As principais bolsas de valores do mundo apresentaram quedas já nas primeiras horas do dia. A situação não foi diferente no Brasil, com o Ibovespa iniciando o pregão com queda de 1,40%.

“Quem tem renda variável acaba ficando mais preocupado porque vê diretamente o seu dinheiro oscilando. Quando a gente fala de dinheiro, isso mexe muito com o psicológico e as pessoas ficam nervosas com os próximos passos”, afirma Vieira. “Agora o que mais preocupa o mercado são as sanções que podem ser impostas à Rússia”, diz.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar do tom de cautela ter dominado o comportamento dos investidores ao longo da quinta-feira, o desempenho das bolsas melhorou gradativamente até o fechamento. Enquanto o Ibovespa fechou em queda leve queda de 0,37%, o S&P 500 encerrou o dia em alta de 1,49% e o Nasdaq terminou com valorização de 3,34%. Nos EUA, o presidente Joe Biden anunciou fortes sanções econômicas à Rússia, o que repercutiu positivamente nos índices acionários do país.

“O grande ponto é o que União Europeia e Estados Unidos irão fazer em termos de retaliação econômica para tentar estrangular a Rússia para evitar um avanço, mas sem se estrangular, sem se machucar. No final das contas, a posição líquida para a Rússia é muito mais vantajosa nesse momento”, afirma Sanches, da Ativa.

Importante lembrar que, além das perdas humanas que uma guerra causa, a economia mundial também é diretamente afetada. Rússia e Ucrânia são grandes produtores e exportadores de commodities e a eclosão de uma guerra entre os dois países deve impactar todos os mercados globais.

O Papo, Café & Lucros apresenta um balanço dos destaques do mês no mercado financeiro, dicas sobre diversificação de portfólio e as oportunidades que precisam entrar no radar dos investidores. Entenda quais acontecimentos causaram mais turbulência em fevereiro e quais são as expectativas e análises dos especialistas. Nos vemos no fechamento de março!