Papo, Café & Lucros

Fator: A dúvida se o governo vai interferir na Petrobras permanece

Especialistas destacam as opções de ativos que devem entrar no radar dos investidores no segundo semestre

O episódio de junho do programa Papo, Café & Lucros traz as análises e comentários da Isabel Lemos, gestora da Fator Administradora de Recursos, e João Gabriel Abdouni, analista de bolsa da Inv. A conversa abordou os principais fatos que marcaram o mês e os acontecimentos que geraram turbulência nos mercados, como a privatização da Eletrobras e a demissão de mais um presidente da Petrobras.

Pressionado pelo governo após reajuste de preços do diesel e da gasolina, José Mauro Coelho ficou no cargo por 68 dias. Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, assumiu o comando da petroleira no dia 27 de junho. Como separar o ruído do que realmente impacta a decisão do investidor na hora de montar ou rever a carteira?

“O petróleo e o dólar estão lá em cima e isso tudo corrobora para uma geração de caixa muito forte de Petrobras. Ela é uma grande geradora de caixa nesse atual nível de petróleo e de produção. A questão fica: o governo vai mudar essa regra que vem mantendo o mercado mais seguro que é a precificação da commodity?, afirma Lemos, da Fator.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Se o governo Bolsonaro não mudou a política de preços até aqui, não vai ser agora que fará grandes alterações. A grande questão na Petrobras é ainda não saber como será a gestão para os próximos 4 anos”, pontua Abdouni, da Inv.

O Ibovespa também registrou a maior queda mensal do ano em junho: 11,50%, superando a desvalorização de 10,1% em abril, que já havia sido a maior queda para um mês na B3 desde o início da pandemia em março de 2020.

Em um semestre marcado pela aversão ao risco, o tema principal do mercado financeiro foi a inflação e o preço que as economias mundiais vão pagar para combatê-las. Investidores migraram da renda variável para a renda fixa, a única classe de ativos que conseguiu desempenho positivo no período. “Diante de tanta volatilidade você pode ter mais ações no portfólio. O ideal é sempre ter sempre uma carteira diversificada e com setores defensivos”, afirma Abdouni.

O Papo, Café & Lucros apresenta um balanço dos destaques do mês no mercado financeiro, dicas sobre diversificação de portfólio e as oportunidades que precisam entrar no radar dos investidores. Nos vemos no fechamento de julho!

Web Stories

Ver tudo
<
Confira quais são as 10 ruas mais caras do Brasil
PowerBall: como participar da loteria dos EUA de maneira legal
Como comprar ações da Apple? Veja o passo a passo
Dinheiro esquecido: confira o passo a passo para realizar saque
Bets: uso do Bolsa da Família ainda é permitido. Entenda o porquê
Cid Moreira queria deserdar filho da herança; isso é possível?
5 cidades globais com maior risco de bolha imobiliária: você vive em alguma delas?
Eleições 2024: quem é o candidato a prefeito mais rico de São Paulo?
CIN: o que é e quanto custa a nova carteira de identidade nacional?
5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
Quanto custa se hospedar no melhor hotel da América do Sul?
Verdadeira identidade do criador do Bitcoin pode finalmente ser revelada; entenda
>