Publicidade

Papo, Café & Lucros

Fator: A dúvida se o governo vai interferir na Petrobras permanece

Especialistas destacam as opções de ativos que devem entrar no radar dos investidores no segundo semestre

O episódio de junho do programa Papo, Café & Lucros traz as análises e comentários da Isabel Lemos, gestora da Fator Administradora de Recursos, e João Gabriel Abdouni, analista de bolsa da Inv. A conversa abordou os principais fatos que marcaram o mês e os acontecimentos que geraram turbulência nos mercados, como a privatização da Eletrobras e a demissão de mais um presidente da Petrobras.

Pressionado pelo governo após reajuste de preços do diesel e da gasolina, José Mauro Coelho ficou no cargo por 68 dias. Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, assumiu o comando da petroleira no dia 27 de junho. Como separar o ruído do que realmente impacta a decisão do investidor na hora de montar ou rever a carteira?

“O petróleo e o dólar estão lá em cima e isso tudo corrobora para uma geração de caixa muito forte de Petrobras. Ela é uma grande geradora de caixa nesse atual nível de petróleo e de produção. A questão fica: o governo vai mudar essa regra que vem mantendo o mercado mais seguro que é a precificação da commodity?, afirma Lemos, da Fator.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Se o governo Bolsonaro não mudou a política de preços até aqui, não vai ser agora que fará grandes alterações. A grande questão na Petrobras é ainda não saber como será a gestão para os próximos 4 anos”, pontua Abdouni, da Inv.

O Ibovespa também registrou a maior queda mensal do ano em junho: 11,50%, superando a desvalorização de 10,1% em abril, que já havia sido a maior queda para um mês na B3 desde o início da pandemia em março de 2020.

Em um semestre marcado pela aversão ao risco, o tema principal do mercado financeiro foi a inflação e o preço que as economias mundiais vão pagar para combatê-las. Investidores migraram da renda variável para a renda fixa, a única classe de ativos que conseguiu desempenho positivo no período. “Diante de tanta volatilidade você pode ter mais ações no portfólio. O ideal é sempre ter sempre uma carteira diversificada e com setores defensivos”, afirma Abdouni.

O Papo, Café & Lucros apresenta um balanço dos destaques do mês no mercado financeiro, dicas sobre diversificação de portfólio e as oportunidades que precisam entrar no radar dos investidores. Nos vemos no fechamento de julho!

Web Stories

Ver tudo
<
>