Vídeo

Abertura de Mercado: índice de inflação nacional fica no radar dos investidores, com movimentações comedidas no exterior

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa, as bolsas no exterior e o mercado em geral no dia de hoje. Confira.

A terça-feira (27) é de movimentos comedidos no exterior. Em Nova York, os índices futuros indicam uma abertura positiva dos negócios, porém próxima da estabilidade, com espaço para continuidade no movimento de realização de lucros iniciado na sessão anterior.

Na Europa, a melhora da confiança do consumidor alemão traz algum ímpeto para a bolsa de Frankfurt, mas não o suficiente para impulsionar os demais índices acionários da região, que também rondam a estabilidade.

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) apresentam viés positivo, ao passo que o índice DXY, que mede a variação do dólar em comparação com outras moedas fortes, tem tendência negativa. Entre as commodities, o petróleo oscila perto da estabilidade, após avanço na véspera.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o minério de ferro, a cotação do contrato futuro encerrou os negócios, na madrugada em Dalian, na China, com alta de 1,24% cotado pouco abaixo de US$ 125 tonelada.

Por aqui, em meio a indefinição externa dos mercados acionários e das commodities, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de janeiro será o destaque da agenda econômica e pode contribuir para ajustes na aposta para a Selic terminal.

Agenda econômica

Brasil: Por aqui, a agenda conta logo pela manhã com o Boletim Focus, adiado da sessão de ontem, e o IPCA-15. Para o dado de inflação, a expectativa é de aceleração a 0,82% na leitura mensal, ante alta de 0,31% em janeiro.

A agenda conta ainda com leilão do Tesouro de NTN-Be LFT às 11h. Entre os eventos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa vitualmente de compromissos, entre eles, um encontro com a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, e outro com governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), do banco do Brics.

EUA: Serão divulgados as encomendas de bens duráveis dos EUA às 10h30 e o índice de confiança do consumidor, medido pelo Conference Board ao meio-dia. Contudo, o destaque fica por conta da participação de Michael Barr, vice-presidente de regulação do Fed, às 11h05, que participará de evento.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade