A sessão desta segunda-feira é de cautela para os mercados internacionais, na véspera da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI) de fevereiro nos Estados Unidos. Analistas acreditam que o núcleo da inflação pode sinalizar alguma perda de fôlego, mas ainda claramente acima da meta de 2% do Federal Reserve, sem alterar o quadro de desaceleração apenas gradual.
Leia também
Com este pano de fundo, os juros dos Treasuries operam com leve viés de alta, enquanto o dólar tem pequeno avanço frente outras moedas. Já nas bolsas, os principais índices de Nova York e da Europa apresentam queda moderada.
Por aqui, a expectativa de que o grupo de conselheiros na Petrobras, indicado pelo Governo, reveja a decisão de reter 100% dos dividendos extraordinários da estatal estimula alta das ações da petrolífera e alivia a queda do Ibovespa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No entanto, os papéis da Vale recuam mais de 3% seguindo o declínio de 5,41% do minério de ferro em Dalian, na China – diante de indícios de redução da demanda – e impedem o índice de zerar a queda na sessão. Às 13h45, o principal índice da B3 caia 0,45% aos 126.498 pontos, com queda do dólar frente ao real de 0,18%, cotado a R$ 4,97.
Nos juros, o movimento era de queda ao longo de toda a curva a termo, corrigindo as altas sequenciais das últimas sessões e à espera dos números de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, que serão divulgados amanhã.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.