
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
Uma onda negativa toma conta dos mercados acionários da Europa e em Nova York nesta manhã de sexta-feira (11), após dois dias seguidos de recordes em diversas bolsas. Ao que tudo indica, além de uma realização de lucros, esse recuo reflete a escalada da nova tarifa de Donald Trump.
O presidente americano anunciou, ontem à noite, uma tarifa de 35% sobre as importações do Canadá a partir de 1º de agosto – e a expectativa é que hoje a União Europeia receba sua carta tarifária.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Fora do mundo das bolsas, o dólar avança frente a maioria das moedas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) sobem, os contratos futuros do petróleo estão em alta, após a Agência Internacional de Energia (AIE) cortar projeções de demanda global pela commodity (produto primário) neste ano e em 2026, enquanto os preços futuros do minério de ferro se valorizaram 1,8% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 106,48 por tonelada.
Possivelmente, os ativos brasileiros também devem continuar pressionados diante da incerteza global provocada pela guerra tarifária, ainda que a valorização das principais commodities possa atenuar parte dos impactos.
Além disso, a novela do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) continua e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em meio à proximidade da audiência de conciliação sobre o IOF, na próxima terça-feira (15), enquanto o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai manter o aumento do IOF, porque se tiver que cortar R$ 10 bilhões em despesas, isso deve afetar as emendas parlamentares.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para os dados de Serviços em maio (9h), no mesmo horário da pesquisa industrial regional, enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anuncia o Índice de Confiança do Empresário Industrial em julho (10h). Entre os eventos do dia, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento no Espírito Santo (10h).
EUA
Será publicado o relatório de poços e plataformas de petróleo em operação (14h).
Europa
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, participa de evento (8h30).
Publicidade
Publicidade