Evite lavar poucas peças por vez. O ideal é juntar uma quantidade suficiente de roupas para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar, reduzindo o número de lavagens e, consequentemente, o gasto de água e energia.
A maioria das máquinas possui programas específicos para economia de água e energia. Prefira ciclos rápidos para roupas com pouca sujeira, reduzindo o tempo de funcionamento do eletrodoméstico.
Misturar roupas muito sujas com as pouco sujas pode levar a lavagens desnecessárias. Separe as peças conforme o nível de sujeira para usar ciclos adequados e evitar repetições.
O excesso de sabão pode demandar enxágues adicionais, aumentando o consumo de água. Utilize apenas a quantidade recomendada pelo fabricante para garantir uma lavagem eficiente e econômica.
Caso sua máquina não seja automática, ajuste manualmente o nível de água de acordo com a quantidade de roupas. Assim, evita-se desperdício desnecessário.
Aquecer a água para a lavagem gasta muita energia. Sempre que possível, utilize água fria, que é suficiente para remover sujeiras comuns do dia a dia.
Peças usadas por pouco tempo podem ser higienizadas com um pano úmido ou borrifadas com uma solução de água e vinagre, evitando lavagens desnecessárias.
Nos momentos de maior consumo de energia, geralmente entre 18h e 21h, as concessionárias podem cobrar tarifas mais altas. Para economizar opte por lavar roupas em horários alternativos, como pela manhã ou após as 22h.
A água do enxágue pode ser reaproveitada para lavar o quintal, limpar o banheiro ou dar descarga. Isso contribui bastante para a redução do desperdício.
Aproveite o calor e o vento para secar as roupas ao ar livre, evitando o uso da secadora, que consome grande quantidade de energia.