A compra de um carro novo pode representar um investimento significativo, mas algumas condições de saúde garantem descontos especiais, tornando o veículo mais acessível para quem precisa.
Embora a idade, por si só, não garanta isenção de impostos, idosos e outras pessoas com doenças graves ou deficiência podem ter direito a benefícios fiscais na aquisição de um automóvel.
A legislação brasileira prevê isenção de alguns tributos na compra de veículos novos para pessoas com deficiência (PCD) ou doenças que afetam a mobilidade.
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): disponível em alguns estados, reduzindo o custo anual do veículo.
1. Artrose; 2. Derrame cerebral (AVC); 3. Bursite; 4. Tendinite; 5. Câncer; 6. Hepatite C; 7. Mal de Parkinson; 8. Problemas graves de coluna; 9. Artrite reumatoide; 10. Hérnia de disco.
Para conseguir o desconto na compra do carro, é necessário: Obter um laudo médico atestando a condição de saúde; Apresentar a documentação necessária junto à Receita Federal; Realizar a compra do veículo diretamente em uma concessionária.
A compra de um carro novo pode representar um grande investimento, especialmente para idosos que buscam mais conforto e segurança no dia a dia. Mas, será que eles têm desconto? Entenda a matéria do E-Investidor.