Fundada em 1792, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é a mais antiga dos Estados Unidos, e uma das mais importantes do mundo. Com escritório localizado em Wall Street, conta com mais de 3 mil empresas listadas.
Ainda nos Estados Unidos, outra bolsa que se destaca é a National Association of Securities Dealers Automatic Quotation System (Nasdaq), a qual agrupa as principais empresas dos setores de tecnologia, eletrônica, telecomunicações e biotecnologia.
Passando para a China, a Shanghai Stock Exchange (SSE) traz 2,2 mil empresas listadas. Mesmo sendo recente, aberta em 1990, já se destaca como uma das maiores bolsas do mundo.
Outra bolsa antiga é a Tokyo Stock Exchange (TSE/TYO), fundada em 1878. Em 2012, se as bolsas de Tóquio e Osaka se fundiram, criando a Japan Exchange Group, negocia as ações da Honda, Toyota, Sony e Mitsubishi.
Mais uma bolsa chinesa na lista. A Shenzhen Stock Exchange (SZSE) é, especialmente, indicada para investidores estrangeiros. Na SZSE são 2,3 mil empresas listadas.
A Euronext traz operações de Amsterdã, Paris, Lisboa, Bruxelas, Oslo e Dublin. Uma das bolsas mais jovens da lista, já que foi fundada em 2000, mas concentra grandes empresas, como Unilever e L’Oréal.
Principal bolsa de valores do Reino Unido, a London Stock Exchange (LSE) traz empresas como HSBC, Unilever, Royal Bank of Scotland, British Energy e Royal Dutch Shell, e valor de mercado superior a US$ 5,35 trilhões.
A Hong Kong Exchanges (HKEX) também é uma das mais antigas, tendo começado suas atividades em 1891. Hoje, são 2,5 mil empresas de capital aberto.
A Toronto Stock Exchange (TSX) já foi aberta e fechada. Desde 1870 ela está em atividade, negociando ações, principalmente, de empresas de mineração e startups de alto crescimento.
A Frankfurt Stock Exchange (FWB) é responsável pela criação do sistema Xetra, sucesso no mundo inteiro e utilizado para transações eletrônicas. Aqui, são negociadas ações da BMW e Volkswagen.