O carro elétrico tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de automóveis. Segundo dados da PwC, a venda desses veículos cresceu 492,8% no acumulado deste ano até setembro, ante igual período de 2023.
Se você está com dúvida se deve ou não comprar, alguns incentivos fiscais podem facilitar a opção por carros elétricos. 5 estados brasileiros e o Distrito Federal oferecem desconto – e até isenção – do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
100% de isenção do IPVA para o primeiro ano de uso, 0,5% nos veículos 100% elétricos e 0,75% para os híbridos no segundo ano de uso, 1% para os elétricos e 1,5% híbridos para além do terceiro ano.
100% de isenção do IPVA para veículos elétricos faturados em concessionárias do Estado. Para os modelos híbridos, a alíquota é de 2,5% em modelos de até R$ 150 mil.
Isenção de 100% no IPVA para carros eletrificados, mas apenas para modelos produzidos dentro do Estado.
Veículos elétricos registrados no Estado são isentos do IPVA. Desconto não se aplica para carros híbridos.
0,5% de desconto no IPVA dos carros elétricos e 1,5% dos híbridos.
100% de isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos registrados em seu território.
Lembre-se: para garantir os descontos, você deve consultar a Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou o Detran de sua região para obter as informações necessárias. É importante entrar em contato com os órgãos de cada região para entender a política de desconto no IPVA.