A economista Louise Barsi, sócia-fundadora do AGF, encomendou um estudo da Elos Ayta para identificar as ações que mais pagaram dividendos nos últimos seis anos.
O filtro considerou companhias que registraram um Dividend Yield (DY, rendimento em dividendos) de pelo menos 6%, na mediana, e que tenham mantido um volume financeiro relevante.
O resultado colocou os papéis da Petrobras (PETR4 e PETR3) no topo, com pagamento de 11,82% em dividendos. O motivo está na volatilidade, já que nesses seis anos os pagamentos oscilaram entre 1,4%, no pior ano, e 67,92%, no melhor. Confira o restante:
Desde o anúncio do pacote de corte de gastos do governo federal, no fim de novembro, o mercado mergulhou em uma espiral de pessimismo. Para Barsi, o mercado tem razão de estar “nervoso”.
Mas ela lembra que a situação micro das empresas ainda está muito mais positiva do que em outros momentos em que houve pânico parecido nos mercados, como durante o último governo Dilma Rousseff (PT).
A investidora recomenda a busca de empresas que não oscilam no mercado. Além disso, orienta evitar comportamentos de manada, como sair investindo todo o capital em ações porque os papéis caíram ou vender tudo por conta das desvalorizações.