O 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um abono concedido pelo governo federal muito aguardado pelos beneficiários.
Pelo cronograma, a primeira metade foi distribuída entre 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda foi realizada entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Idosos que trabalham com carteira assinada (CLT), com parcelas pagas até dezembro. Também recebem os aposentados fora do INSS, como servidores estaduais, e aqueles que ingressaram no INSS após maio, com valor proporcional ao tempo de contribuição.
A medida buscava ajudar os beneficiários a pagarem suas contas e compararem itens de necessidades básicas com mais tranquilidade.
Use o 13º salário para colocar as finanças em ordem, cobrindo despesas importantes e aliviando o orçamento do mês. Listar os principais gastos ajuda a priorizar o uso do valor recebido.
Se sobrar alguma quantia, aproveite para quitar dívidas ou reforçar a reserva financeira. Investir também pode ser uma boa estratégia para fazer o dinheiro render ao longo do tempo.