O 13º salário é um pagamento extra concedido anualmente a trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada oficialmente após assinatura de decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Se oficializada por meio de um decreto presidencial, a antecipação do 13º salário será destinada aos segurados do INSS, como: Aposentadoria; Pensão por morte; Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença); Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão.
O calendário de pagamento depende do valor que você recebe e do número final do seu benefício, sem considerar o dígito verificador. Confira calendário do pagamento:
NIS final 4: 29 de abril; NIS final 5: 30 de abril; NIS final 6: 2 de maio; NIS final 7: 3 de maio; NIS final 8: 6 de maio; NIS final 9: 7 de maio; NIS final 0: 8 de maio.
NIS final 1 e 6: 2 de maio; NIS final 2 e 7: 3 de maio; NIS final 3 e 8: 6 de maio; NIS final 4 e 9: 7 de maio; NIS final 5 e 0: 8 de maio.
É possível verificar a data e o valor exato do pagamento do 13º salário antecipado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer login com seu CPF e senha Gov.br. Na aba de “Extrato de pagamento”, estará disponível o valor da antecipação e o dia do depósito.