Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos à previsão de pagamento da primeira parcela do 13º salário.
A tendência é que o governo mantenha a prática dos últimos anos e antecipe o repasse, o que pode representar um alívio financeiro para milhões de aposentados e pensionistas.
Qualquer que seja o período escolhido pelo governo, a distribuição dos pagamentos continuará seguindo a ordem escalonada que leva em consideração o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB).
Como de costume, a liberação ocorre de forma progressiva, iniciando pelos beneficiários cujo penúltimo número 1, até chegar ao dígito 0. Outro fator determinante é o valor recebido mensalmente. Os segurados que ganham um salário mínimo costumam ser os primeiros.
Se a antecipação for mantida, a previsão é a seguinte: Primeira parcela: paga em abril, no mesmo período em que foram feitas as liberações nos últimos anos; Segunda parcela: repassada em maio, conforme a prática adotada recentemente.
O 13º salário é um direito garantido aos aposentados e pensionistas vinculados ao INSS. Além desses grupos, também são contemplados beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
O INSS e o Governo Federal devem anunciar a decisão oficial do 13º salário nos próximos meses.