Uma conta de energia elétrica alta pode pesar no orçamento familiar, entender quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia é o primeiro passo para economizar e evitar surpresas desagradáveis na fatura mensal.
O consumo elétrico de um equipamento depende de sua potência, medida em watts (W), e do tempo de uso, por isso é importante ficar atento. Para obter a energia consumida em quilowatts-hora (kWh) – unidade usada nas contas de luz. Confira abaixo os 3 equipamentos que mais consomem energia na sua área de serviço:
Com 40 minutos de uso diário, a lavadora de louças gasta aproximadamente 31 kWh por mês. Utilize sempre a capacidade máxima do equipamento antes de ligá-lo, para economizar.
A secadora consome cerca de 14,92 kWh mensais com 1 hora de uso em 8 dias. Prefira secar as roupas ao ar livre sempre que possível.
O consumo de energia de um aspirador de pó varia de acordo com o modelo, conforme com a Origo Energia, a potência e frequência de uso. Em média, um aspirador comum consome entre 1 a 1,5 kWh por hora. Manter o filtro limpo ou substituí-lo regularmente ajuda a reduzir o consumo de energia.
Além de analisar o consumo de energia antes de adquirir novos eletrodomésticos, procure pelo selo Procel de eficiência energética. Ele indica quais modelos são mais econômicos. Com essas informações, é possível identificar os vilões da conta de luz e adotar práticas que ajudam a economizar energia.
Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês. Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz.