Quando o trabalhador decide pedir demissão, é importante ter o conhecimento sobre quais direitos trabalhistas ele pode perder. Assim, é possível ter mais planejamento e segurança na vida financeira.
Vale citar que caso o encerramento do contrato seja feito por parte do empregador, os benefícios são garantidos, conforme o regime CLT. A seguir, confira o que o funcionário não recebe ao pedir demissão:
Quando a empresa demite o colaborador sem justa causa, o funcionário tem o direito de receber uma multa de 40% do FGTS. No entanto, se a demissão é um pedido do trabalhador, ele perde esse benefício.
Quando o funcionário é demitido sem justa causa, ele tem o direito de sacar o saldo do FGTS. Por isso, na situação onde o colaborador pede o encerramento do vínculo empregatício, ele também não terá acesso a esse benefício.
Quando a empresa demite o colaborador sem justa causa, o governo federal concede ao trabalhador uma determinada quantia do seguro-desemprego, conforme as leis trabalhistas. Mas esse direito é perdido quando o funcionário solicita a demissão.