A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS. O processo visa a continuação do pagamento regularmente, com o objetivo de evitar fraudes. Dentre os beneficiários, aqueles com dificuldades de locomoção tem algumas opções para efetuar o procedimento.
Atualmente, uma das modalidades é feita de forma automática a partir de cruzamento de dados. Mas essa automatização não ocorre para todos e quem não puder fazer a prova de vida presencial tem outras 3 formas de realizar o procedimento.
A prova de vida também pode ser feita a partir de dispositivo mobile (celular). Segundo o Portal do Servidor, é obrigatório ter cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Os beneficiários com dificuldades de locomoção e os segurados acima de 80 anos podem realizar um agendamento para que um servidor do INSS vá até a residência ou outro local em que estiverem.
Quem não puder comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção pode realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
A escolha do atendimento cabe, exclusivamente, à necessidade do segurado do INSS. Apesar da opção por biometria ser mais simples, quem preferir as outras opções pode realizar os agendamentos pelo portal Meu INSS.