Emprestar o cartão de crédito para amigos ou familiares pode parecer um gesto de confiança e solidariedade, mas essa prática esconde riscos que podem afetar diretamente sua saúde financeira.
Mesmo com as melhores intenções, o uso compartilhado do cartão pode gerar problemas sérios, desde endividamento até complicações fiscais. Veja a seguir os principais motivos para evitar essa situação.
Caso a pessoa que utilizou seu cartão não pague a fatura no prazo, é você quem arcará com as consequências. O não pagamento pode resultar na inclusão do seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.
2) Descontrole no planejamento financeiro Permitir que outra pessoa faça compras com seu cartão pode comprometer seu orçamento. Mesmo que o valor seja considerado pequeno, despesas não planejadas podem desequilibrar suas finanças.
Movimentações financeiras fora do seu padrão habitual podem chamar a atenção da Receita Federal. Se houver inconsistências entre os gastos do cartão e sua declaração de imposto de renda, você pode cair na malha fina.
Já que emprestar o cartão de crédito é uma decisão arriscada. Se alguém próximo precisar de ajuda, considere alternativas como orientar sobre opções de crédito ou oferecer suporte de outras maneiras.
O cartão de crédito é uma forma de pagamento bem conhecida pela sua possibilidade de pagar depois. Entretanto, em casos repentinos como o falecimento do titular, é importante ter conhecimento de como proceder com possíveis débitos em aberto.