Perder o prazo para sacar o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode trazer dores de cabeça para aposentados e pensionistas. Segundo a Previdência Social, o pagamento fica disponível por até 60 dias.
Após o período de 60 dias, caso o saque não seja feito, o valor é automaticamente devolvido ao INSS pelo banco pagador.
A medida tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos, mas pode causar transtornos aos beneficiários que deixam de retirar o valor no prazo. A boa notícia é que, mesmo com o bloqueio temporário, ainda é possível recuperar o valor suspenso.
Para não correr o risco de ter o pagamento bloqueado, o INSS orienta os beneficiários a seguirem 3 cuidados simples, confira:
1. Sacar o benefício dentro do prazo de 60 dias após a liberação; 2. Manter os dados atualizados, como endereço e telefone, para garantir que eventuais comunicações; 3. Consultar regularmente a plataforma Meu INSS ou ligar para a central 135 para acompanhar o benefício.
Caso o segurado enfrente qualquer dificuldade para realizar o saque, a recomendação é procurar o banco responsável ou entrar em contato diretamente com o INSS para solucionar a questão o quanto antes.