3º lote da restituição do Imposto de Renda já pode ser consultado
Veja o passo a passo.
Veja o passo a passo.
Nesta quinta-feira (24), a Receita Federal libera a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2025, cujo pagamento será feito em 31 de julho. Até agora, 55% das declarações já foram restituídas, somando R$ 21,49 bilhões.
Só tem direito à restituição os contribuintes que, ao longo do ano, pagaram mais impostos do que o necessário à Receita Federal (RF). Após o envio da declaração do IR, a RF cruza os dados e define se há valores a restituir.
Idosos 80+, Idosos 60+, pessoa com deficiência ou doença grave, professores e docentes, contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e restituição por PIX. Na sequência, os que declararam o IR primeiro.
Acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e selecione a opção “Consultar a Restituição”. Caso sua declaração ainda esteja na espera, aparecerá a mensagem “Processado – em fila de restituição”.
A restituição será creditada em uma conta bancária que esteja vinculada ao CPF do titular da declaração. Se o contribuinte optou por receber via Pix, a chave utilizada deve ser exclusivamente o CPF.
Os pagamentos seguirão o cronograma oficial da Receita Federal, tiveram início em 30 de maio e devem terminar em 30 de setembro. O 1º lote foi pago em 30 de maio; o 2º em 30 de junho; o 3º será depositado em 31 de julho; o 4º em 29 de agosto e o 5º e último lote em 30 de setembro.