De acordo com levantamento da Febraban, 70% dos brasileiros gastam tudo ou mais do que ganham. Pesquisa do SPC Brasil mostra que 46% admitem não saber como controlar seu orçamento.
Para especialistas, esse são dados preocupantes. E, a maior parte desses gastos, poderia ser impedida com uma reflexão antes de comprar. Veja a seguir quatro despesas que quase todo mundo admite jogar dinheiro fora:
Só em São Paulo, a Abrasel estima que existam 104 mil restaurantes, de mais de 50 tipos de culinária. Ainda assim é algo destinado a ocasiões especiais e não deve ser tida como atividade semanal.
A praticidade do e-commerce conquistou uma gama de fãs. Por mais que não seja algo novo, depois da pandemia se popularizam. Os preços são mais competitivos do que as lojas físicas, o que leva a gastos desnecessários.
Para além dos restaurantes sofisticados, as lanchonetes podem prejudicar as contas. De vez em quando, não há problema, mas tem quem faça todas as refeições fora de casa, isso não é sustentável para as finanças e nem saudável para o corpo.
Foi-se o tempo que para ver um filme é preciso ir ao cinema. Hoje, são dezenas de serviços de streaming disponíveis. Esses serviços de assinatura, que debitam todo mês do cartão sem que você perceba, podem estar prejudicando suas finanças.
Manter hábitos financeiros saudáveis é essencial para garantir estabilidade em qualquer fase da vida. Veja como construir uma relação saudável com o dinheiro.