Faltam apenas três meses para as férias de fim de ano, época em que muitos aproveitam para viajar e quebrar a rotina. Mas se a viagem não for planejada com antecedência, alguns imprevistos podem acontecer e atrapalhar um momento de descanso e lazer.
O E-investidor reuniu 5 dicas de como se planejar financeiramente. O ideal é decidir com antecedência, de 6 a 12 meses os preparativos da viagem, desde coisas básicas, como o destino e as datas, até pontos mais específicos, como passeios.
Quanto você pode gastar na viagem sem comprometer as finanças? Calcule o transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. Além de saber a quantia exata e quanto economizar até a data, determinar o orçamento diminui a chance de ter que usar as reservas financeiras.
Utilize sites de comparação de preços de passagens, hospedagem e passeios. Para as hospedagens, compare as ofertas em sites de hotéis. Para passagens, acompanhe a variação dos valores mais flutuantes, como os das companhias aéreas.
Caso viaje para o exterior, considere comprar dólar, ou a moeda do país de destino, gradualmente, pois isso permite conseguir um preço médio mais atrativo para o câmbio e evita picos de alta que possam impactar o orçamento.
Defina um roteiro com os pontos que você quer visitar, mas mantenha flexibilidade para aproveitar outras oportunidades que surgirem no caminho. Veja transporte e lugares para comer que fujam das zonas turísticas, onde a alimentação sai ainda mais cara.