Segundo a ANEEL, o valor médio de consumo residencial no Brasil gira em torno de R$ 100 a R$ 200 por mês para residências que mantêm um uso moderado de eletrônicos e eletrodomésticos.
Nem sempre o problema é apenas nas tarifas. Há hábitos cotidianos que podem ser considerados como verdadeiros vilões no consumo de energia. Confira a seguir alguns erros que levam ao desperdício.
As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia que as incandescentes e até 30% menos que as fluorescentes. Investir na troca pode gerar economia significativa a longo prazo.
Criar o hábito de desligar as luzes ao sair de um cômodo pode evitar aumentos desnecessários na conta. Pequenos gestos fazem uma grande diferença no final do mês. Uma solução é investir em energia solar.
Aparelhos antigos tendem a consumir mais energia. Dê preferência aos produtos com Selo Procel A, que identificam os equipamentos mais econômicos.
Por último, mas não menos importante, o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 30% do consumo de energia em uma residência. Busque por reduzir o tempo do banho e prefira banhos matinais em vez de quentes.