Na rotina financeira de muitas famílias, alguns gastos passam despercebidos e acabam prejudicando o planejamento mensal. Esses custos, que os especialistas costumam chamar de “gastos invisíveis”.
Podem não parecer relevantes à primeira vista, mas, acumulados, fazem uma grande diferença no saldo final. Identificar e administrar essas despesas pode ser o segredo para equilibrar o orçamento. Confira os principais gastos ignorados:
Despesas recorrentes como tarifas de contas bancárias e anuidades de cartões de crédito são bastante ignoradas, mas podem representar um grande peso no orçamento. Uma solução é revisar esses valores.
Plataformas de streaming de vídeo, música e outros conteúdos são muito populares e, individualmente, podem parecer acessíveis. Contudo, o acúmulo de assinaturas pode gerar um alto custo mensal.
A conveniência proporcionada por esses serviços têm um custo que, sem controle, pode se tornar elevado. Uma boa prática é estabelecer um limite mensal para esse tipo de despesa e monitorar os valores gastos.
Esquecer de pagar boletos e faturas em dia pode gerar multas que, no acumulado, pesam no orçamento. Uma maneira de evitar esse problema é automatizar o pagamento de contas básicas, como água, luz e gás, por meio de débito automático.
Administrar bem as finanças não é apenas uma questão de números, mas de hábitos e escolhas conscientes. Melhorar sua saúde financeira é possível sem abrir mão da qualidade de vida, e tudo começa com pequenas mudanças no dia a dia. Entenda mais na matéria do E-Investidor.