O licenciamento anual é um processo obrigatório que garante a legalidade do veículo para circulação, e desde 2020, é feito de forma digital. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) pode ser acessado e impresso de maneira prática.
1. Emita a guia de pagamento no site oficial do Detran-SP; 2. Pague a taxa na rede bancária conveniada; 3. Verifique no site oficial se o seu pagamento já foi registrado; 4. Faça o download e a impressão do documento pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou então pelo Portal do Senatran.
Para veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques, o pagamento pode ser realizado a partir de julho. O prazo varia de acordo com o final da placa. Já para os caminhões, o licenciamento começa em setembro.
Placa final 1 e 2 vence em julho; Placa final 3 e 4 vence em agosto; Placa final 5 e 6 vence em setembro; Placa final 7 e 8 vence em outubro; Placa final 9 vence em novembro; e Placa final 0 vence em dezembro.
Placa final 1 e 2 vence em setembro; Placa final 3, 4 e 5 vence em outubro; Placa final 6, 7 e 8 vence em novembro; Placa final 9 e 0 vence em dezembro.
Vale destacar que o prazo para circular com o documento atualizado é o último dia útil do mês correspondente ao número final da placa. Após essa data, dirigir sem o licenciamento pode acarretar multas, pontos na CNH e a retenção do veículo.