O governo federal anunciou a ampliação da lista de remédios oferecidos gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular, garantindo a isenção de custos para 41 remédios essenciais à saúde da população idosa.
A expansão visa ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais, especialmente para o público idoso e mulheres.
A medida, oficializada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e reforçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve beneficiar mais de um milhão de brasileiros anualmente.
Entre os novos itens incluídos na lista de gratuidade estão fraldas geriátricas e a Dapagliflozina 10mg, medicamento utilizado para o tratamento de diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo o Ministério da Saúde, serão implementados cerca de 41 remédios de graça oferecidos pela Farmácia Popular. Dentre eles estão alguns para patologias como: Doença de Parkinson; Rinite; Diabetes e outras. Confira a lista completa na matéria do E-Investidor.
O Programa está disponível para toda a população brasileira, sem restrição de renda.
Para adquirir um dos remédios, basta ir até uma farmácia credenciada (os estabelecimentos possuem logomarcas do Programa), apresente a receita médica, um documento de identidade e seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).