O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou uma lista com os nomes das instituições financeiras que estão habilitadas a oferecer o empréstimo consignado CLT.
A modalidade, nomeada como Crédito do Trabalhador, foi lançada pelo governo em março e pode ser contratada por empregados com carteira assinada, inclusive domésticos, rurais e contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs).
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS), o usuário consegue comparar as propostas oferecidas por diferentes bancos. Basta realizar o login com a conta gov.br e ir em “Empréstimos”, na aba inferior da tela.
1. Caixa Econômica Federal; 2 Bradesco; 3. Nubank; 4. Itaú Unibanco; 5. Banco do Brasil.
Sim, além dos cinco bancos listados, o Ministério do Trabalho e Emprego indicou mais de 60 instituições financeiras habilitadas, entre bancos tradicionais, cooperativas e fintechs.
Apresentada pelo governo como uma alternativa com taxas de juros mais atrativas, a modalidade pode esconder “pegadinhas” que exigem atenção redobrada por parte dos trabalhadores, entenda mais na matéria do E-Investidor.