5 dicas práticas para aposentados evitarem armadilhas no empréstimo consignado

1. Avalie as condições do contrato

Antes de mais nada, é preciso saber as condições impostas pelo empréstimo. Em outras palavras, avaliar com antecedência se a parcela cabe no orçamento sem comprometer gastos essenciais, o prazo total do empréstimo e o impacto do desconto no padrão de vida.

2. Fique atento aos riscos

Segundo o especialista, o consignado funciona como solução emergencial, não estrutural. Em outras palavras, o empréstimo pode ser mais barato, mas não resolve a raiz do problema, que geralmente vem do descontrole financeiro.

Leia mais

3. Conheça seu perfil

Antes de contratar um empréstimo, avalie se o seu perfil tem compatibilidade com o crédito do trabalhador.

4. Conheça as opções de renegociação

O empréstimo consignado permite renegociar um contrato já em andamento. Isso pode ser vantajoso em determinadas situações, como quando as parcelas estão pesando no orçamento ou quando surgem ofertas com taxa de juros menores.

5. Cuidado com as fraudes

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) costumam ser os maiores alvos de fraudes e assédios financeiros no Brasil, por isso precisam de atenção redobrada.

Leia mais

Como identificar as fraudes?

Desconfie de ofertas agressivas por telefone ou WhatsApp, sem solicitação prévia; Promessas de liberação “sem consulta” ou “com nome sujo”; Solicitação de pagamento antecipado para liberar crédito; Liberação de crédito sem autorização formal do contratante; Empresas que não informam o CNPJ ou não estão registradas no Banco Central (BC).

Saiba mais