Para começar a economizar, é essencial saber exatamente quanto entra e quanto sai do seu bolso. Liste todas as suas fontes de renda e registre os gastos mensais, até mesmo os menores, como aquele cafezinho ou docinho no fim do dia.
Depois de entender para onde vai o seu dinheiro, o próximo passo é reorganizar os gastos. Elimine serviços que você quase não usa, como diversas assinaturas de streaming, ou substitua saídas frequentes por programas caseiros.
Uma das maiores armadilhas no caminho da economia é o gasto por impulso. Muitas vezes, ao ver um produto na loja ou na vitrine, pensamos instantaneamente: “eu preciso” ou “eu quero”.
Se apenas economizar não está sendo suficiente, pense em alternativas para aumentar sua renda. Trabalhos extras nos fins de semana, como aquele freelancer, venda de produtos feitos em casa ou revenda de itens usados.
Guardar dinheiro debaixo do colchão não ajuda a crescer o valor acumulado, muito pelo contrário, isso só fará o seu valor continuar igual, mesmo depois de anos. Procure investimentos acessíveis e de baixo risco, como Tesouro Direto.