O “gato” é uma ligação irregular na rede elétrica feita sem a autorização da concessionária. Porém, essa ação, além de ser crime, pode trazer graves consequências tanto para os responsáveis quanto para a comunidade em geral.
Com as contas cada vez mais caras, muitos brasileiros optam pelo “gato” para reduzir o valor cobrado no fim do mês. No entanto, existem outras maneiras de economizar na conta de luz sem precisar recorrer a fraudes. Confira 5 dicas para economizar:
As lâmpadas de LED são mais eficientes e econômicas, consumindo até 80% menos energia do que as incandescentes. Além disso, elas possuem maior durabilidade, o que reduz a necessidade de trocas frequentes.
Muitos eletrônicos, como televisões e computadores, continuam consumindo energia mesmo quando estão desligados, mas ainda conectados à tomada. Para evitar desperdício, desconecte os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.
O chuveiro elétrico, o ferro de passar e a máquina de lavar são os grandes vilões do consumo de energia. Para economizar evite banhos longos. Passe roupas em grandes quantidades de uma vez. Utilize sempre uma máquina de lavar com a capacidade máxima.
A energia solar pode ser uma excelente alternativa para reduzir o consumo de luz a longo prazo. Apesar do investimento inicial, muitas empresas oferecem financiamentos para facilitar a instalação dos painéis solares.
Famílias de baixa renda podem solicitar uma Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício do governo que concede descontos na conta de luz. Para isso, é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender aos critérios do programa.