O golpe do cashback tem chamado a atenção de consumidores e autoridades, aproveitando-se da popularidade desse benefício financeiro para lesar milhares de pessoas.
Empresas costumam oferecer cashback como uma forma de atrair e fidelizar clientes, devolvendo parte do valor gasto em compras. No entanto, criminosos utilizam sites falsos, redes sociais e aplicativos fraudulentos. Confira dicas para evitar o golpe:
Promessas de cashback com valores muito acima do normal devem ser encaradas com cautela. Sempre verifique a reputação da empresa ou plataforma que oferece o benefício.
Golpes geralmente chegam por meio de links em mensagens via e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais. Ignore conteúdos enviados por fontes desconhecidas e que ofereçam vantagens exageradas.
Antes de inserir qualquer informação em um site de cashback, verifique se ele possui o cadeado na barra de endereço e se começa com “https”. Isso indica um nível básico de segurança.
Prefira aplicativos disponibilizados em lojas oficiais, como Google Play Store e App Store. Além disso, mantenha os apps atualizados para corrigir vulnerabilidades.
Monitore regularmente extratos bancários e de cashback. Qualquer movimentação não identificada deve ser reportada à instituição financeira imediatamente.
Caso seja vítima, ações rápidas como: Alterar senhas, Entrar em contato com o banco; Registro de um Boletim; Notificar o Procon e tentar bloquear a compra no banco, podem minimizar os danos.