5 escolhas do dia a dia que estão deixando a classe média mais endividada

1. Manicures e pedicures frequentes

O que antes era um cuidado pessoal acessível virou um mimo caro. Com os preços nos salões acompanhando o aumento do custo de vida, visitas regulares para fazer as unhas se tornaram um hábito difícil de sustentar.

2. Jantar fora toda semana

Refeições fora de casa, sejam encontros românticos em restaurantes sofisticados ou um simples lanche no fim do dia, estão mais caros do que nunca. O que antes era um prazer semanal da classe média está se tornando um luxo esporádico.

Jantar fora

3. Cinema em família

Levar os filhos para assistir a um filme nos fins de semana tem se tornado um programa cada vez menos acessível. Com ingressos, pipocas e refrigerantes com preços exorbitantes, uma simples sessão de cinema pode custar mais de R$ 100.

4. Alimentos orgânicos

Embora a alimentação saudável seja uma prioridade para muitas famílias, o alto custo dos produtos orgânicos tornou esse hábito difícil de manter. Com o supermercado já pesando no orçamento, o ideal é buscar um equilíbrio entre saúde e custo-benefício.

5. Comprar comida por aplicativos

Taxas de entrega, comissões dos aplicativos e gorjetas fazem com que o valor final ultrapasse e muito o preço da refeição. Em tempos de aperto, preparar a comida em casa volta a ser a opção mais econômica.

Leia mais